Só quem tem os pés ressecados sabe o quanto esse problema incomoda e como é importante encontrar medidas para diminuir este desconforto. Mas, afinal, o que causa os pés ressecados? E como evitar o problema?
Os pés ressecados podem ser causados por diversos fatores, dentre os mais comuns estão: o atrito constante de quem anda com os pés descalços; a falta de hábito de hidratar a pele após o banho; o excesso de peso que facilita o aparecimento de fissuras na pele; e doenças que favorecem o ressecamento, como insuficiência venosa (varizes) e diabetes. A hereditariedade também é um fator importante, além de maus hábitos alimentares.
Dessa forma, nem sempre é possível identificar uma única causa que justifique a pessoa ter os pés ressecados. Mas existem, sim, medidas que ajudam a combater o problema e também a evitá-lo. Confira as principais maneiras de combater o ressecamento dos pés:
Os pés devem ser hidratados diariamente, assim como a pele do corpo. Sendo que a hidratação no período noturno é o mais recomendado, pois o hidratante fica em contato mais tempo com a área da pele. Os produtos devem, de preferência, ser específicos para esta área. Cremes à base de ureia são os mais recomendados. Clique Aqui e veja esses cremes com preços especiais em nosso site.
Para as peles descamativas, cremes com ureia ajudam muito. Porém, para pés com fissuras, é recomendado evitar a ureia dentro das lesões para não haver ardência, sendo mais recomendável um creme cicatrizante ou reparador.
Uma dica simples e muito válida é, após hidratar os pés antes de dormir, colocar uma meia de algodão e permanecer com ela durante toda a noite. Ou ainda, enrolar os pés em plástico filme. Com isso o hidratante é mais bem absorvido pela pele.
A esfoliação é importante para que a hidratação seja mais efetiva e os pés fiquem mais macios. Mas a frequência da esfoliação deve ser semanal, sem ser muito vigorosa, pois a pele interpreta a esfoliação intensa como uma agressão e, ao ser agredida, ela reage se espessando.
Por mais que muitas pessoas pensem o contrário, os pés não devem ser lixados diariamente no banho, pois pode fazer o pé engrossar mais. O indicado é lixar com cuidado depois de deixar o pé de molho na água para agredir menos a pele.
O hábito de andar descalço faz com que a sola dos pés e principalmente os calcanhares se tornem mais espessos devido ao atrito direto com a derme – que, por estar sofrendo compressão direta, necessita se proteger, e essa proteção se dá pelo espessamento da derme, deixando-a mais áspera e ressecada.
Fonte: Dicas de Mulher