Quando falamos de doenças respiratórias que afetam pessoas de todas as idades, é muito comum ouvir falar em asma e bronquite como se fossem sinônimos para a mesma doença. Mas ao contrário do que se pensa, apesar de terem sintomas parecidos, a bronquite e a asma não são a mesma coisa!
A asma é uma doença crônica causada pela inflamação das vias aéreas inferiores (que compreende desde a traqueia até aos brônquios). Quando essa região está inflamada, ocorre o estreitamento dos bronquíolos e a respiração fica mais difícil. Além disso, a asma não tem cura.
Já a bronquite é o nome que se dá para a inflamação especificamente dos brônquios, que são os órgãos que levam e trazem o ar a cada respiração. A exposição a substâncias químicas, em especial por causa do tabagismo, faz com que as pessoas desenvolvam bronquite crônica, cuja característica é a tosse e o catarro em excesso por um longo período (no mínimo três meses por ano durante dois anos consecutivos).
A confusão entre as duas doenças também pode ser explicada pelo fato de que muitas pessoas se referem à asma pelo nome de “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”. Isso porque o asmático tem crises de tosse e falta de ar que são desencadeadas quando exposto a determinadas situações, como:
Portanto, se você apresenta algum dos sintomas característicos de asma ou bronquite, e principalmente se for fumante, é indispensável buscar a ajuda de um especialista. Só ele poderá indicar um tratamento adequado para cessar a crise e ensinar as melhores formas de conviver com essas doenças mantendo a qualidade de vida.
Você verá que respirar bem é viver melhor!
Fonte: programasaudefacil.com.br