Quando nosso cabelo está danificado é comum sentirmos uma sensação de que nada é capaz de domá-los, não é? Ele está sem vida, sem formato, volumoso e o frizz aparece com facilidade, um verdadeiro bad hair. Se você sofre com cabelos rebeldes onde suas madeixas insistem em acordar indisciplinadas e com fios arrepiados, aí vão algumas dicas para você!
O cronograma capilar nada mais é do que uma agenda de tratamentos para recuperar cabelos danificados e manter os fios saudáveis. Apesar do nome parecer algo muito profissional, a maior vantagem é que você não precisará ir ao salão para cuidar das madeixas, todos os procedimentos podem ser feitos em casa com produtos facilmente encontrados. Essa rotina é feita em três fases: hidratação, nutrição e reconstrução, que podem ser realizadas com máscaras específicas para cada necessidade e óleos nutritivos.
Entenda um pouco mais sobre cada fase:
A hidratação é fundamental para qualquer tipo de cabelo, desde os mais saudáveis até os totalmente danificados. É com ela que iremos repor a água e devolver o brilho e a maciez das madeixas. É claro que esse tratamento deve ser contínuo e o ideal é que você possa aprender a fazer o procedimento em casa e repeti-lo mais vezes no seu dia a dia. Duas vezes por semana é uma boa frequência. Para isso, você precisará investir em uma máscara de tratamento e aplicá-la nos fios úmidos durante o banho, depois do shampoo. Vale lembrar que o condicionador deve ser o último passo na hora da lavagem, pois ele fechará a cutícula do fio para preservar a hidratação.
Você ainda pode melhorar o efeito da hidratação adicionando algumas gotinhas de Óleo de Argan à sua máscara capilar, já que ele tem uma formulação reforçada com vitaminas A, D e E, sais minerais e ômegas. O Óleo de Argan é excelente para amenizar o frizz e dar aquele aspecto saudável aos cabelos rebeldes e aquelas famosas pontinhas espigadas. Mas atenção: tenha cuidado com a quantidade! O exagero pode deixar os fios oleosos e com aspecto de sujo. Clique aqui e compre agora seu Óleo de Argan!
A nutrição capilar é a etapa responsável por alimentar o cabelo e repor os lipídios. A composição dos produtos nutritivos é rica em manteigas e óleos vegetais, geralmente combinados com componentes hidratantes. Portanto, é indicada para cabelos secos, ressecados e danificados por processos químicos. No caso dos cabelos crespos, que ressecam com mais facilidade, essa é a fase mais importante.
A reconstrução ajuda a devolver proteínas aos cabelos que passaram por procedimentos químicos ou sofre com queda e quebra. Você pode fazer o tratamento usando máscaras reconstrutoras ou com a famosa cauterização capilar com a queratina líquida.
O que irá definir a ordem dos procedimentos são as necessidades dos seus fios. Para facilitar, dividimos os processos para cada tipo de cabelo durante quatro semanas, ou seja, um mês inteiro de tratamento intensivo.
Confira as categorias abaixo e veja qual é o cronograma mais indicado para você.
Para cabelos muito danificados (ressecados, com pontas duplas e sem brilho)
1ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução
2ª semana: nutrição – hidratação – nutrição
3ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução
4ª semana: hidratação – hidratação – nutrição
Para cabelos pouco danificados
1ª semana: hidratação – nutrição – hidratação
2ª semana: hidratação – hidratação – nutrição
3ª semana: hidratação – nutrição – hidratação
4ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução
Para cabelo saudáveis (sem coloração ou qualquer tipo de química)
1ª semana: hidratação – hidratação – nutrição
2ª semana: hidratação – nutrição – hidratação
3ª semana: hidratação – hidratação – nutrição
4ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução
Agora que você já sabe como se programar, Clique Aqui e confira os produtos para o seu cronograma com preços especiais.
Se você está atrasada para sair de casa e não tem tempo de cuidar dos cabelos, um belo penteado pode ser sua salvação e não é preciso criar nada muito elaborado. Um coque alto já mantém os fios no lugar. Se você quiser dar um charme a mais, pode investir nas tranças simples ou embutidas, tudo depende da sua habilidade em manusear os fios. Aposte na criatividade!
Fonte: Fiquediva.com.br