O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Neste texto, esclarecemos algumas verdades, mitos e pontos importantes sobre as causas e tratamentos.
Mitos e Verdades do Câncer de Mama:
Verdade. O risco aumenta porque essas mulheres menstruam mais vezes ao longo da vida, ficando excessivamente expostas aos hormônios estrogênio e progesterona.
Verdade. Cerca de 30 minutos diários de caminhada são suficientes. E a atividade traz benefícios extras: mantém os ossos fortes e a cabeça tranquila.
Mito. Não há relação entre câncer de mama e próteses de silicone. O único ponto negativo é que o implante pode dificultar o diagnóstico de tumores.
Verdade. Apesar de raros (entre 0,5 a 1% dos casos de câncer de mama corresponde ao sexo masculino), nos últimos 25 anos, a medicina notou um aumento de quase 26% nas incidências do câncer de mama em homens.
Verdade. A produção de leite aumenta as atividades das células mamárias. Ocupadas, tendem a diminuir as suas multiplicações. Alguns médicos afirmam que mulheres que amamentam por mais de seis meses têm chances bem menores de desenvolver a doença, já que o tecido glandular das mamas é substituído por gordura.
Mito. Quando o câncer é identificado nos primeiros estágios da doença, a chance de cura é de 95%. Por isso, a realização do autoexame e o acompanhamento frequente ao médico é fundamental.
Mito. Não existem estudos que comprovem a ligação entre ambas as coisas.
Mito. Todas as mulheres podem desenvolver o câncer de mama.
Mito. Nenhum estudo comprovou que o uso, seja de produtos roll on, spray ou aerosol, favoreçam o desenvolvimento da doença.
Fonte: sompo.com.br