O joanete é uma saliência óssea que se forma na articulação, localizada na base do dedão do pé. Seu nome mais científico é deformidade do Hálux Valgo, e tem diversos fatores para se manifestar. Entre elas, aspectos de hereditariedade e uso constante de saltos altos podem agravar ainda mais o problema. A pele sobre o joanete costuma ficar bastante dolorido e sensível.
Conheça algumas formas de tratar o joanete sem recorrer a intervenções cirúrgicas:
Embora existam hábitos diários que podem minimizar os joanetes, é importante buscar o diagnóstico médico até para saber a gravidade em que o joanete se encontra. Em geral, os melhores especialistas para realizar um diagnóstico mais correto são os ortopedistas, podólogos ou até mesmo os reumatologistas.
É importante optar por sapatos confortáveis, que ofereçam bastante espaço para os dedos dos pés. Sapatos muito apertados e com saltos altos podem piorar o joanete.
O médico/especialista pode recomendar o paciente a imobilizar o pé temporariamente para colocá-lo na posição correta e evitar a pressão sobre o dedão do pé.
Alguns analgésicos podem ajudar a controlar a dor causada por um joanete. As injeções de cortisona também podem ser úteis eventualmente, embora não costumem ser necessárias. Importante sempre consultar o médico para saber o melhor medicamento, para não ocorrer efeitos colaterais graves.
Palmilhas almofadadas podem ajudar a diminuir a pressão exercida no pé conforme o movimento, reduzindo, assim, os sintomas do joanete e prevenindo que ele evolua para um problema mais grave.
Compressas com gelo sobre o joanete pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação.