Dicas para curtir o verão com muita saúde - Poupafarma

Dicas para curtir o verão com muita saúde

Saúde masculina: O que todo homem precisa saber
5 de novembro de 2020
4 dicas para cuidar da pele no verão
13 de janeiro de 2021
Exibir tudo

Dicas para curtir o verão com muita saúde

O verão chegou, mas é bom lembrar que saúde não tira férias. Por isso preparamos quatro dicas para você se cuidar da cabeça aos pés e aproveitar muito bem a estação mais desejada do ano.

Verão rima com hidratação

Quando se fala em verão, a palavra hidratação precisa estar por perto. Ela já começa pelos cabelos, que nesta época do ano necessitam de mais atenção por causa do sol, devido a água salgada e o cloro da piscina. Assim também é com a pele, que resseca mais nessas condições, e além do protetor solar, também exige um bom hidratante. E, claro, é essencial hidratar o corpo tomando muita água e sucos. Preste atenção em sintomas como secura na boca e dor de cabeça, eles podem ser sinais de um corpo desidratado. Vale a pena saber que os alimentos que você come também influenciam na sua hidratação. Dê preferência a frutas como abacaxi, acerola, coco verde, laranja, pera, melancia, melão, manga e legumes como pepino, tomate, rabanete e salsão.

Aproveitar o verão também é cuidar da saúde

Você já deve ter ouvido que o estresse é prejudicial à saúde. Ele é um indesejável aliado no aparecimento de várias doenças, inclusive as crônicas. Então, nada melhor do que aproveitar o verão e relaxar. Como as atividades ao ar livre reduzem as chances de contaminação por vírus e bactérias, com responsabilidade é possível aproveitar para fazer caminhadas e se manter em contato com a natureza. Estudos recentes mostram que essas atividades além de relaxantes, ajudam a criatividade e a memória. Para entrar na água também é importante seguir o distanciamento e jamais se esquecer de usar a máscara e o álcool em gel aonde você for.

Cuide da sua imunidade no verão

Muita gente pensa que gripes e resfriados só aparecem no inverno. Apesar do calor constante, é na estação mais quente que o nosso corpo enfrenta as diferenças mais bruscas de temperatura. Sabe quando você sai de um lugar quente para aquele outro bem mais frio com ar-condicionado? Essas alterações podem baixar sua imunidade, permitindo que seu corpo fique mais vulnerável para invasores. Por isso, no verão é preciso manter o cuidado ao lavar as mãos várias vezes ao dia e se alimentar bem para se proteger de vírus e bactérias. Frutas cítricas como limão e acerola podem ser misturadas aos vegetais verdes escuros e se tornarem um poderoso suco para as defesas do seu corpo. A melhor parte é que a maior exposição ao sol neste período auxilia na absorção da vitamina D, essencial para potencializar sua imunidade.

Redobre a atenção nestes pontos

Sorvete, ar-condicionado e piscina. Esta combinação refrescante e necessária, às vezes, pode oferecer condições que colocam em risco alguns órgãos como: garganta, ouvido e nariz.  Neste quesito, as crianças merecem atenção especial. O maior contato com a água pode ser uma porta de entrada para fungos e bactérias que provocam otite, enquanto as mudanças de temperatura podem favorecer o aparecimento de crises de rinite, resfriado e até sinusite. Além de enxugar os ouvidos com toalha, inalações com soro fisiológico são indicadas para aliviar as vias respiratórias. Se atente também ao seu aparelho digestivo, porque com temperaturas mais altas, frituras e alimentos pesados são mais difíceis de serem digeridos e podem provocar mal-estar e outras complicações. Por esta razão, prefira sempre uma alimentação mais leve e refrescante com alimentos crus ou cozidos.