É bastante comum dor de dente em muitas pessoas devido à queda de temperatura. Isso acontece, principalmente com quem já possui problemas com sensibilidade, dentes que já foram ou estão cariados ou qualquer outro tipo de lesão dentária.
A sensibilidade dental é um problema comum em diversas pessoas, então além do frio, essas também sofrem ao comer ou tomar qualquer elemento gelado. Especialistas de tratamentos dentários explicam que quando o ar frio entra em contato com a superfície do dente, em alguns instantes acabam resfriando o esmalte até chegar à polpa dentária que é uma área com bastante terminações nervosas que são rapidamente sensibilizadas pelo frio que reagem transmitindo o impulso nervoso que gera uma sensação de dor.
Durante o inverno a incidência de problemas de saúde aumenta, como espirros, tosses, mal-estar, resfriados e gripes. Por isso, é de suma importância ter um cuidado redobrado com o ouvido, a garganta e o aparelho respiratório que são os que mais sofrem nessa temporada. Mas o que isso tem a ver com a dor de dente? Pois bem, pessoas que possuem problemas respiratórios como a sinusite produzem mucos que acabam sendo enviados para o interior dos seios maxilares da face onde estão localizadas as raízes dos dentes que consequentemente são afetadas provocando um incômodo e gerando a dor.
Muitos especialistas explicam que as pessoas podem sentir a sensibilidade nos dentes de diferentes formas. Assim, como normalmente existem as pessoas que sofrem com dores de dentes ao consumir alimentos e bebidas geladas, também existem as que sofrem com bebidas quentes. Por isso, para aproveitar o inverno e principalmente as bebidas e comidas que a estação proporciona, ao sentir qualquer tipo de incômodo, conte ao seu dentista para que ele possa entender o nível de sensibilidade de seus dentes e indique medicações que possam aliviar essa dor.
Um dos grandes problemas da nossa saúde bucal é a falta de prevenção e isso apenas exige frequência e dedicação. Muitas pessoas relacionam a dor nos dentes no inverno como algo típico da estação, porém, a dor dentária pode ser um sinal de que seus dentes precisam de cuidado. Por isso, visitar o seu dentista é uma tarefa que precisa estar sempre em seu calendário.
A prevenção de doenças é a função primordial de todo check-up. Além disso, o seu dentista também pode tirar suas dúvidas e atualizá-lo sobre os hábitos higiênicos e alimentares, tudo para que você consiga aproveitar o inverno. Por isso, visite o seu dentista regularmente, pois, só ele conseguirá fazer uma avaliação assertiva, recomendar as formas ideais de limpeza e fazer a identificação precoce de problemas bucais que podem causar a sensibilidade.
E precisando de produtos para sua higiene bucal, Clique aqui e confira uma variedade de escovas dentais, enxaguantes, fio dental e etc, com preços super especiais.
Fonte: terra.com.br