“Leve um casaco pra não pegar gripe”, “cuidado pra não tomar friagem!”. Quase todo mundo já ouviu esses conselhos de mães preocupadas com a saúde dos filhos. Esse é só um dos motivos que nos levam a pensar que o frio está diretamente relacionado com gripes e resfriados.
Mas essa crença não é totalmente verdadeira. Gripes e resfriados não são mais comuns no inverno necessariamente por causa da temperatura mais baixa. A relação tem muito mais a ver com o fato de ficarmos mais tempo em ambientes fechados em contato com outras pessoas. Isso facilita que os vírus se espalhem. Além disso, como o inverno brasileiro também é uma época seca, ele também provoca mais irritação nas vias respiratórias.
Com as crianças e principalmente os bebês, a atenção para prevenir uma gripe precisa ser redobrada. E uma dessas dicas você já pode tirar do começo do texto: evite levar suas crianças para lugares fechados e com aglomeração de gente.
Veja outras atitudes que ajudam a prevenção:
Lavar as mãos Esse é um conselho de ouro que você pode carregar por todas as estações do ano. O hábito ajuda muito a prevenir que os vírus causadores de gripes e resfriados sejam levados para a boca, nariz e olhos, especialmente das crianças pequenas.
É por isso também que não devemos tocar um bebê sem a higienização das mãos. Crianças muito pequenas possuem imunidade mais baixa e ficam mais expostas às contaminações dos vírus. Então, já sabe: quando aquela sua tia vir cheia de vontade de pegar seu bebê, pergunte se ela pode lavar as mãos antes ou a convide para uma passadinha de álcool em gel antes de encostar no bebê.
Vacina Outra recomendação indispensável, tão ou mais importante quanto as outras, está no posto de saúde: não se esqueça de tomar a vacina! Lembre-se de que essa não é apenas uma obrigação das crianças pequenas. Adultos, principalmente aqueles que fazem parte de grupos mais vulneráveis (gestantes, professores, profissionais de saúde e idosos), também devem se vacinar para que os vírus não atinjam as crianças.
Alimentação Uma boa alimentação também ajuda porque aumenta a capacidade do nosso sistema imunológico. Frutas ricas em vitamina C como morango, limão e laranja podem ser soldados úteis nessa batalha contra gripes e resfriados. Se você quiser, também pode usar compostos vitamínicos para dar um gás extra na sua imunidade. Afinal, quando o adulto está protegido, as crianças também ficam menos vulneráveis. Por isso é importante cuidar da alimentação delas e da sua também.
Agora, mesmo com todos os cuidados, pode acontecer de a gripe nos pegar. Nesse caso é importante prestar atenção nos sintomas: congestão nasal, tosse seca e garganta irritada são os primeiros que aparecem. E cuidado: gripe é diferente de resfriado! Apesar dos sintomas serem bem parecidos, a gripe é uma infecção das vias respiratórias que provoca efeitos bem mais fortes que os resfriados e pode até evoluir para uma pneumonia. Para resfriados não há vacina.
Ao cuidar da gripe das crianças, siga as recomendações do pediatra. Muitas vezes, remédios para diminuir a febre e descongestionantes nasais são indicados pelos médicos. Outra recomendação importante é tomar bastante água. Um corpo bem hidratado sempre reage melhor.