Adoçantes - Conheça todos os tipos e escolha o melhor para você.

Conheça os Tipos de Adoçantes

Saiba Mais sobre a Osteoporose mais sobre a osteoporose
Saiba Mais sobre a Osteoporose
20 de outubro de 2017
Saiba como escolher seu Creme Dental
Saiba como escolher seu Creme Dental
25 de outubro de 2017
Exibir tudo

Conheça os Tipos de Adoçantes

adocante

Adoçante é uma substância que adoça os alimentos assim como o açúcar, também chamado de Sacarose. O adoçante é conhecido também como edulcorante, e pode ser artificial, não contendo calorias, ou natural, contendo menor quantidade de calorias que o açúcar.

Adoçantes Artificiais

Dentre os adoçantes artificiais temos os aspartames, a sacarina, o ciclamato, a sucralose e acessulfame-k.

Aspartames: É o tipo mais utilizado entre os adoçantes, têm capacidade de adoçar 200 vezes mais que a sacarose. Seu valor energético é de 4 calorias/gramas. Deve ser evitado por pessoas que sofrem de fenilcetonúria, pois contém fenilalanina em sua composição.

Sacarina: É o tipo mais antigo de adoçantes com capacidade de adoçar 500 vezes mais que a sacarose, porém deixa sabor residual na boca. É bastante utilizado em alimentos, cosméticos e medicamentos.

Ciclamato: É bastante utilizado em alimentos, mas é proibido em alguns países por provocar efeitos cancerígenos, mutantes em células e alérgicos. Adoça 50 vezes mais que a sacarose.

Sucralose: É bastante utilizada em produtos esterilizados, UHT, pasteurizados e assados, pois é estável à grandes temperaturas. É eliminada totalmente do organismo pela urina num prazo máximo de 24 horas. Não produz cáries e reduz a produção de ácidos que as produzem. Adoça 600 vezes mais que a sacarose.

Acessulfame-k: É o adoçante mais resistente ao tempo e a altas temperaturas. Adoça 200 vezes mais que a sacarose e é eliminada totalmente pelo organismo através da urina.

Adoçantes Naturais

Dentre os adoçantes naturais temos a frutose, o sorbitol, o manitol e o esteovídeo.

Frutose: É extraído de frutas, cereais e mel, tem capacidade de adoçar 173 vezes mais que a sacarose. Deve ser usado com moderação já que provoca cáries e tem consumo limitado para diabéticos.

Sorbitol: Originado de frutas e algas marinhas, adoça 50 vezes mais que a sacarose. Seu uso é restrito a pessoas que não são diabéticas e que não são obesas. Resiste a altas temperaturas, à evaporação e ao cozimento.

Manitol: É encontrado em vegetais e algas marinhas, tem capacidade de adoçar 70 vezes mais que a sacarose. Não é recomendado a diabéticos e produz efeito laxativo se usado em grandes quantidades.

Esteovídeo: Tem capacidade de adoçar 300 vezes mais que a sacarose e é encontrado na planta Stevia Rebaudiana. Não contém calorias e é estável em altas temperaturas.

Agora que você já conhece todos os tipos, compre no nosso site o adoçante que mais combina com você. Clique aqui e confira!

Fonte: brasilescola.uol.com.br

adocantes