Um dos hábitos mais difíceis de se livrar é o de fumar. Para parar de fumar vale tudo, de tratamentos médicos as terapias.
Porém, estudos recentes apontam que a reeducação alimentar tem sido muito mais eficiente na luta contra o tabagismo.
Selecionamos 4 sugestões de alimentos que podem ajudar nessa batalha. Confira.
Procure tomar muita água. A água pode ser o primeiro passo para parar de fumar, pois auxilia o organismo na eliminação das toxinas e ajuda a diminuir a ansiedade toda vez que pensar em acender um cigarro. Beber muita água é um dos primeiros hábitos novos – e mais saudáveis – que vão começar a fazer parte da rotina do fumante. Portanto, adote o hábito de beber água sempre que tiver vontade de fumar.
Um copo de leite também pode ser um dos grandes aliados nessa luta. Pesquisas publicadas na revista científica Nicotine & Tobacco Research confirmam que tanto o leite quanto os seus derivados, como queijo ou iogurte, não só ajudam a eliminar a nicotina do organismo do fumante, como também alteram o sabor do cigarro, fazendo-o ter um gosto terrível.
Além do leite e seus derivados, há ainda outros alimentos que pioram o sabor do cigarro: as frutas, os legumes e as verduras. Uma grande vantagem no consumo desses alimentos é que além de ajudar a pessoa a parar de fumar, eles fornecem uma grande quantidade e variedade de vitaminas e minerais contribuindo para uma vida mais saudável com uma série de benefícios tanto físicos, quanto mentais.
Mais uma vez, estudos publicados na revista Nicotine & Tobacco Research demonstram que os alimentos com textura crocante tendem a satisfazer mais as necessidades daquelas pessoas que estão tentando parar de fumar, além de, assim como a água, diminuir a ansiedade. Cenoura, maçã, nozes, amendoim e pipoca são bons exemplos.
Alguns alimentos, como os citados acima, auxiliam no combate ao tabagismo, enquanto outros podem aumentar a vontade de fumar. Esse é o caso da carne vermelha. Bebidas como o álcool e o café, além de pedir por um cigarro, melhoram o sabor do cigarro, logo, devem ser evitados.
No final das contas é importante lembrar que livrar-se do vício do cigarro é um desafio que exige coragem e atitude. A força de vontade precisa ser grande para colocar hábitos novos e mais saudáveis no lugar. Mas vale a pena, pois é sua saúde e seu bem-estar que estão em questão.
Fonte: Dicas de Mulher