Como deixar cabelos e unhas mais bonitos com uma boa alimentação - Poupafarma

Como deixar cabelos e unhas mais bonitos com uma boa alimentação

Dia Nacional de Combate ao Câncer: o que você precisa saber
26 de novembro de 2021
6 Dicas para começar o ano com muito mais saúde
27 de dezembro de 2021
Exibir tudo

Como deixar cabelos e unhas mais bonitos com uma boa alimentação

Quando alguém diz que uma boa alimentação se reflete em todos os aspectos da vida, ela não exagera. Além de prevenir diversas doenças, aumentar a disposição e melhorar o funcionamento do corpo como um todo, comer bem ainda pode ter efeitos cosméticos no organismo. Prova disso é que cabelos e unhas podem ganhar mais força, brilho, resistência e proteção, de acordo com o nosso cardápio diário.

O que são os nutricosméticos?

Em sintonia com a alimentação saudável, a ciência foi buscar os nutrientes essenciais para a saúde de cabelos e unhas e, a partir de diversos estudos, conseguiu criar extratos concentrados com as substâncias que estão presentes em vários alimentos de origem animal e vegetal para que ajudem a cuidar dos cabelos e unhas.  A linha Equabio, da Poupafarma, faz parte dessa categoria, e não é um sucesso de vendas por acaso. Nos sete primeiros meses de 2021, mais de 6,3 milhões de unidades de polivitamínicos para cabelos e unhas foram vendidos no Brasil, já que muitas vezes é difícil ingerir todos os nutrientes necessários por meio da alimentação. Por isso, a linha Equabio possui doze opções de suplementos de acordo com a sua necessidade, inclusive para fortalecer e cuidar de seus cabelos e unhas. Mas lembre-se, é importante seguir corretamente as instruções do fabricante para alcançar os melhores resultados e conferir sempre a data de validade do produto.

Cabelos e unhas: mais do que estética

Ter cabelos e unhas saudáveis pode até parecer que é só uma questão visual e de vaidade, mas não é bem assim. Cabelos e unhas realizam o papel de proteção da região interna. Diminuem o atrito com a pele e funcionam como antenas de sensibilidade para nós. Além disso, cabelos e unhas bem cuidados também exercem poder na autoestima e muitas vezes são traços marcantes da personalidade e estão ligados diretamente à qualidade de vida.

Alimentos que deixam cabelos e unhas mais bonitos

Há um menu extenso de alimentos e de funções que cada um deles exerce na saúde dos fios de cabelo e das unhas. Por isso, é importante sempre garantir uma alimentação variada. Vegetais folhosos como couve ou agrião, auxiliam na reposição de nutrientes que estimulam o crescimento dos cabelos. Frutas cítricas como laranja, morango e mexerica são ricas em antioxidante e protegem os fios do ressecamento, além de ajudar na saúde da pele. Por sua vez, a proteína presente no ovo deixa o cabelo mais forte e resistente enquanto a gordura presente no abacate é perfeita para deixar os fios mais brilhantes e saudáveis. Agora, para evitar a queda, o mais indicado são as amêndoas que possuem uma substância chamada biotina.

Estilo de vida também importa

Assim como a alimentação exerce um papel decisivo na saúde de cabelos e unhas, o estado emocional de cada pessoa também influencia. Inclusive, longos períodos de incerteza e isolamento social, como aconteceu durante a pandemia do Coronavírus, podem ser também um fator de desequilíbrio. A convivência constante com situações de exaustão emocional, ansiedade, agitação e raiva, ou seja, todos os elementos relacionados ao estresse podem desencadear problemas de queda de cabelo. Por isso, é importante também cuidar da saúde mental com a prática de exercícios físicos, meditação e acompanhamento profissional que ajudem a equilibrar as emoções e facilitem a ação dos nutrientes presentes nos alimentos ou em seu suplemento favorito.