Quando alguém diz que uma boa alimentação se reflete em todos os aspectos da vida, ela não exagera. Além de prevenir diversas doenças, aumentar a disposição e melhorar o funcionamento do corpo como um todo, comer bem ainda pode ter efeitos cosméticos no organismo. Prova disso é que cabelos e unhas podem ganhar mais força, brilho, resistência e proteção, de acordo com o nosso cardápio diário.
O que são os nutricosméticos?
Em sintonia com a alimentação saudável, a ciência foi buscar os nutrientes essenciais para a saúde de cabelos e unhas e, a partir de diversos estudos, conseguiu criar extratos concentrados com as substâncias que estão presentes em vários alimentos de origem animal e vegetal para que ajudem a cuidar dos cabelos e unhas. A linha Equabio, da Poupafarma, faz parte dessa categoria, e não é um sucesso de vendas por acaso. Nos sete primeiros meses de 2021, mais de 6,3 milhões de unidades de polivitamínicos para cabelos e unhas foram vendidos no Brasil, já que muitas vezes é difícil ingerir todos os nutrientes necessários por meio da alimentação. Por isso, a linha Equabio possui doze opções de suplementos de acordo com a sua necessidade, inclusive para fortalecer e cuidar de seus cabelos e unhas. Mas lembre-se, é importante seguir corretamente as instruções do fabricante para alcançar os melhores resultados e conferir sempre a data de validade do produto.
Cabelos e unhas: mais do que estética
Ter cabelos e unhas saudáveis pode até parecer que é só uma questão visual e de vaidade, mas não é bem assim. Cabelos e unhas realizam o papel de proteção da região interna. Diminuem o atrito com a pele e funcionam como antenas de sensibilidade para nós. Além disso, cabelos e unhas bem cuidados também exercem poder na autoestima e muitas vezes são traços marcantes da personalidade e estão ligados diretamente à qualidade de vida.
Alimentos que deixam cabelos e unhas mais bonitos
Há um menu extenso de alimentos e de funções que cada um deles exerce na saúde dos fios de cabelo e das unhas. Por isso, é importante sempre garantir uma alimentação variada. Vegetais folhosos como couve ou agrião, auxiliam na reposição de nutrientes que estimulam o crescimento dos cabelos. Frutas cítricas como laranja, morango e mexerica são ricas em antioxidante e protegem os fios do ressecamento, além de ajudar na saúde da pele. Por sua vez, a proteína presente no ovo deixa o cabelo mais forte e resistente enquanto a gordura presente no abacate é perfeita para deixar os fios mais brilhantes e saudáveis. Agora, para evitar a queda, o mais indicado são as amêndoas que possuem uma substância chamada biotina.
Estilo de vida também importa
Assim como a alimentação exerce um papel decisivo na saúde de cabelos e unhas, o estado emocional de cada pessoa também influencia. Inclusive, longos períodos de incerteza e isolamento social, como aconteceu durante a pandemia do Coronavírus, podem ser também um fator de desequilíbrio. A convivência constante com situações de exaustão emocional, ansiedade, agitação e raiva, ou seja, todos os elementos relacionados ao estresse podem desencadear problemas de queda de cabelo. Por isso, é importante também cuidar da saúde mental com a prática de exercícios físicos, meditação e acompanhamento profissional que ajudem a equilibrar as emoções e facilitem a ação dos nutrientes presentes nos alimentos ou em seu suplemento favorito.