Conheça a Obstetrícia - Poupafarma

Conheça a Obstetrícia

Saiba mais sobre o Infectologista
Saiba mais sobre o Infectologista
11 de abril de 2017
Smack! Beijo faz bem à saúde
Smack! Beijo faz Bem à Saúde
13 de abril de 2017
Exibir tudo

Conheça a Obstetrícia

Conheça a Obstetrícia

A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o pós-parto nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. A obstetrícia utiliza um conjunto de técnicas e conhecimentos no cuidado de gestantes, parturientes, recém-nascidos e seus familiares. O objetivo é garantir a normalidade no nascimento das crianças e a qualidade de vida da mulher. Obstetrizes atendem às gestantes e, depois, às mães e aos recém-nascidos, durante o período neonatal – os primeiros 28 dias de vida. Atuam em postos e unidades básicas de saúde, hospitais, maternidades, casas de parto e clínicas, tanto do setor privado como do público. Estes profissionais estão habilitados a realizar parto normal com uma equipe médica ou mesmo sozinhos.

O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério). No entanto, existem outros profissionais habilitados no cuidado ao ciclo gravídico puerperal do parto normal: Enfermeiros Obstetras e Obstetra/Obstetriz.

A diferença entre Ginecologista e Obstetra

Primeiro, vamos entender a diferença da obstetrícia para a ginecologia. A obstetrícia é o ramo da medicina que trata da reprodução feminina. Como dito anteriormente, investiga a gestação, o parto e a fase pós parto, que é chamada clinicamente de puerpério. O termo “obstetrícia” vem da palavra latina “obstetrix”, que é derivada do verbo “obstare” (ficar ao lado), ou seja, aquele que auxilia na hora do parto. O obstetra é o profissional de obstetrícia, ou seja, médico que estuda a reprodução da mulher e acompanha sua paciente durante a gestação, parto e pós-parto nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. Este profissional é especialista em cuidar do desenvolvimento do feto e dar assistência à mulher no período da gravidez, sendo o responsável pelo pré-natal da gestante. Em se tratando de gestação, ele é o profissional mais conhecido e lembrado.

O ginecologista também pode ser obstetra, o que permite que nesses casos o médico que acompanhava a mulher antes da gestação possa também ser o seu médico durante e após a gravidez. Para ser obstetra é necessário possuir diploma de curso superior em Medicina e especialização (equivalente a pós-graduação), e residência na área de Ginecologia e Obstetrícia.

O que o ginecologista faz

A ginecologia é a especialidade médica que trata de doenças do sistema reprodutor feminino. Quase todos ginecologistas atualmente são também obstetras. O médico ginecologista também é preparado para diagnosticar outras doenças que não tem exatamente a ver com o seu ramo de atuação, como as do aparelho digestivo, coração, osteoporose, problemas endócrinos, etc., e por isso é considerado como um “clínico geral” da mulher. O ginecologista é um médico de muita confiança para sua paciente, pois trata de assuntos muito íntimos da mulher.

A visita ao médico ginecologista deve ser feita anualmente caso a mulher esteja se sentindo bem e não tenha nenhum problema ginecológico de saúde previamente diagnosticado, ou no período determinado pelo médico caso ela esteja com alguma enfermidade que deva ser acompanhada pelo profissional.

Fonte: engravidar.blog.br / Guia do Estudante.

Conheça a Obstetrícia