Cuidados com o bebê durante a noite - Poupafarma

Cuidados com o bebê durante a noite

5 Fatos que você precisa saber sobre obesidade e desnutrição
17 de agosto de 2021
Exibir tudo

Cuidados com o bebê durante a noite

A chegada de uma criança vem acompanhada de muitas alegrias e algumas dúvidas. Cada experiência é única e cada pessoa terá sua própria história sobre o sono do bebê durante a noite. Alguns dormem mais, outros menos. Na maioria das vezes, eles acordam porque estão com fome ou porque você precisa trocar as fraldas. Mas antes de se preocupar, saiba que existem cuidados que podem facilitar muito essa tarefa.

Dica 1 – De olho na amamentação

Especialistas recomendam que nos primeiros meses de vida do bebê o leite seja livre, sem rigidez de horário. Em geral, os recém-nascidos acordam de três em três horas. Caso isso não aconteça, a sugestão é que a mãe acorde o neném para mamar.  E há motivos para isso: durante a noite é quando ocorre a maior produção do leite materno e oferecer o peito para a criança neste período, evita que o alimento falte nos próximos meses. Além disso, o leite materno contém melatonina, hormônio que estimula o sono e que o corpinho do recém-nascido ainda não produz. Ou seja, amamentar também faz bem para o sono do bebê.

Dica 2 – Defina uma rotina

Estabelecer um cronograma ou até mesmo um ritual antes de dormir é fundamental para ensinar a criança a dormir melhor e, consequentemente, ajudar o sono de todos da casa. Antes de levar o neném para o berço, dê um banho com água morna, faça uma massagem relaxante e crie um ambiente de calma e tranquilidade para que o bebê vá, aos poucos, embarcando no sono. Quando essa rotina fica estabelecida, a tendência é que seu neném já comece a se preparar sozinho para a hora de dormir.

Dica 3 – No berço

Tenha cuidado ao escolher as peças que vão embalar o sono do seu bebê. O colchão deve ser firme e jamais ultrapassar o comprimento ou ser menor que o berço. Além disso, é importante que ele fique em uma altura que não permita aquele neném mais aventureiro a saltar por cima das grades do berço. Escolha também um local que fique distante de janelas e outros objetos que possam representar perigo para crianças pequenas, como fios e aparelhos eletrônicos. O travesseiro também deve ser fino, com uma espessura de, aproximadamente, três centímetros e a posição ideal é de barriga para cima, não de bruços.

Dica 4 – Dia/Noite

Bebês também costumam tirar sonecas durante o dia. Por isso, comece desde cedo a ensinar para a criança a diferença entre esses períodos. Para aquela dormidinha quando o sol ainda está de pé, deixe a luz entrar e não se preocupe em fazer silêncio absoluto. A TV ou o rádio podem estar ligados. Deixe para estabelecer a tranquilidade e o silêncio total durante a noite. No máximo, mantenha uma luz suave e, com o passar do tempo, seu neném vai entender melhor a diferença entre o dia e a noite.

Dica 5 – Cuide do seu sono Com a alteração da sua rotina de sono, é normal que você sinta o desgaste. Então, procure sempre relaxar. Já amamentou? Então é só esperar a criança arrotar e dormir para você também tirar uma soneca que restabeleça suas energias. Durante o dia, se você tiver uma rede de apoio que possa ajudar na rotina com o bebê, não se culpe em aproveitar esses momentos para um cochilo. E lembre-se: com o passar do tempo, o sono do bebê só vai melhorar.