Dia Mundial da Saúde: saiba como manter corpo e mente em ótima forma - Poupafarma

Dia Mundial da Saúde: saiba como manter corpo e mente em ótima forma

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Dia Mundial da Saúde: saiba como manter corpo e mente em ótima forma

Celebrar o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, é mais uma oportunidade de se conscientizar sobre como cuidar desse bem tão precioso e que nunca foi tão importante. O ditado milenar diz: “corpo são, mente sã”. Por isso a Poupafarma preparou dicas para você cuidar do seu bem-estar dos pés à cabeça e alcançar uma vida mais equilibrada e saudável.

Água é vida

Se você tem alguma dúvida sobre a importância deste elemento para sua saúde, basta apenas um número para você ter certeza de que ele é vital: 70% do nosso corpo é constituído por água. Para se ter uma ideia, a maior parte dos seus músculos, sangue e pulmões são formados por moléculas de H2O. E não apenas eles: você sabia que seu cérebro é 90% água? Por isso a falta de água pode causar cansaço, cãibras musculares, pele ressecada, constipação e alteração da pressão sanguínea. Portanto, hidratação é a primeira lição para manter seu corpo e sua mente em plenas condições de funcionamento. É só tomar muita água e… saúde!

Alimentação que faz bem para a cabeça

Longos períodos de estresse são uma das causas de doenças crônicas que vão desde problemas na pele, como dermatites e acne, até doenças cardiovasculares e complicações emocionais. Nestes tempos de maior tensão, em que os nervos estão mais à flor da pele do que o normal, é bom saber que alguns alimentos ajudam a reduzir os níveis de estresse. Frutas como banana e abacate são boas opções. A primeira reduz ansiedade e irritação porque possui triptofano, vitamina B6, magnésio e potássio, enquanto a segunda é rica em ácidos graxos monoinsaturados. Se a carne está cara, aproveite para comer mais peixe, como sardinha e atum. Eles auxiliam no combate à depressão porque contém Ômega-3 e, acredite, até chocolate vale, desde que seja amargo e em pequenas quantidades.

Escolha a atividade física que combina com você

Para algumas pessoas, é difícil encontrar motivação na hora de praticar exercícios. Para outras, é ainda mais complicado. Fácil nunca é. Mesmo para praticantes assíduos, muitas vezes, é necessário esforço extra para se jogar em uma atividade física. Mas é importante saber que esse hábito pode e deve ser prazeroso. Por isso experimente novas possibilidades, teste e encontre o que mais combina com você: caminhar, correr, pedalar, nadar ou dançar. Vale tudo! Os benefícios virão desde que a atividade tenha ao menos 30 minutos de duração. Ao descobrir aquilo que você realmente gosta, as chances de se tornar um praticante habitual aumentam muito e a liberação de endorfina no seu corpo vai proporcionar ainda mais prazer e bem-estar. Então se você acha que não gosta de praticar atividade física, pode ser porque ainda não encontrou aquela que tem mais a ver com você.

Seu cérebro em plena forma

A prática regular de exercícios físicos não só é ótima para seu sistema cardiovascular, para sua imunidade e para o bom funcionamento dos seus órgãos, como também estimula a capacidade cognitiva e a memória. Mas há também outras atividades que ajudam a manter seu cérebro mais esperto: meditação e relaxamento são boas opções para melhorar o raciocínio e as funções cerebrais. Além disso, nunca deixe de aprender coisas novas. Aumentar seu conhecimento é como fazer atividade física para a mente. Contribui para novas conexões de neurônios e para a melhoria da atividade cerebral. Então aprender um novo esporte, uma dança ou brincadeiras e jogos que exigem movimentação pode ter benefício duplo, para o corpo e para a mente.