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Dicas simples para mudar seu estilo de vida e prevenir a hipertensão arterial

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Dicas simples para mudar seu estilo de vida e prevenir a hipertensão arterial

Quando há um desequilíbrio no sistema circulatório, a força de contração do coração e das paredes das artérias impulsiona o sangue com muita intensidade e, assim, é capaz de danificar essas estruturas. É o que se chama de hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta. A hipertensão é uma das doenças mais comuns, e para conscientizar a população sobre o tema, foi criado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, em 26 de abril.

Como prevenir a hipertensão

Tontura, falta de ar, dor de cabeça e alteração na visão podem ser sintomas de hipertensão, mas o mais preocupante é que esta doença é silenciosa e vai acumulando problemas no organismo até chegar a quadros que podem ser bem mais graves. Por isso, a melhor forma de combater a pressão alta é a prevenção.

O grande vilão da hipertensão é o sal. Portanto, as dicas para evitar este problema são relativamente simples: boa alimentação e atividade física. Mas há alguns truques que podem te ajudar a melhorar nestes dois quesitos, e é isso que vamos trazer neste artigo.

Sal não é tempero

O sal realça o sabor dos alimentos, mas ele não é exatamente um tempero. Por isso, uma dica de ouro é se jogar na descoberta de outros ingredientes que dão sabor à comida, como: alho, cebola, limão, cebolinha, salsinha, orégano, louro, manjericão, coentro, cominho, açafrão e tomilho. São muitas opções para reduzir o sal e deixar sua comida mais deliciosa e saudável.

Experimente antes

Uma lenda antiga sobre o empresário Henry Ford conta que ele gostava de entrevistar candidatos durante o almoço, e caso o entrevistado colocasse sal na comida antes de experimentar, era eliminado do processo. Ford dizia que essa pessoa tomava más decisões porque não avaliava situações antes de agir. Agora você já sabe que para o bem da sua saúde e carreira, nada de despejar sal na comida antes de provar. 

Caminhar é um ótimo remédio

Praticar atividade física regular é fundamental para afastar os riscos de hipertensão arterial. Como diz o ditado: toda caminhada começa com um primeiro passo, e neste caso, o primeiro passo pode ser a própria caminhada. Andar é um exercício ótimo porque evita lesões em iniciantes, melhora a atividade pulmonar e circulatória e ainda ajuda a emagrecer, que também é ótimo para prevenir a pressão alta.

Alimentos diretos da natureza

Muitas vezes você se alimenta sem saber que está ingerindo enormes quantidades de sal. Presunto, salame, mortadela, ketchup, temperos de saquinho e outras guloseimas industrializadas não ajudam a manter a pressão sob controle. O ideal é também trocar temperos e alimentos ultraprocessados, como macarrão instantâneo e salgadinhos, por comida de verdade, aquela que você encontra na feira. Que tal substituir a bolacha recheada pela fruta que você mais gosta ou por um queijo sem sal?

Comece a cozinhar

O hábito de colocar a mão na massa e em outros alimentos, pode ser um incentivo para descobrir outras formas de preparar a comida que também agradam o seu paladar. Pratos assados, cozidos e até crus podem ser muito saborosos. Descubra novos sabores para se alimentar melhor, reduzir o sal e controlar o seu peso.

Outros dois inimigos

Cigarro e álcool prejudicam muito o controle da hipertensão. Abandonar o tabagismo e moderar o consumo de bebidas é um método rápido e eficaz para reduzir a pressão arterial.