Estrias - Saiba tudo sobre elas no nosso Blog. Acesse e Confira!

Saiba tudo sobre as Estrias

Dicas para tornar-se uma mãe mais saudável
Dicas para tornar-se uma Mãe mais Saudável
10 de maio de 2018
febre
Saiba mais sobre a Febre
24 de maio de 2018
Exibir tudo

Saiba tudo sobre as Estrias

estrias

As estrias são cicatrizes derivantes de lesões ocasionadas pelo rompimento de fibras elásticas e colágenas que sustentam a camada intermediária da nossa pele. Essas lesões acontecem, normalmente, quando há um estiramento repentino da pele, como acontece na gravidez, por exemplo, e são caracterizadas por linhas paralelas de cor arroxeada, rósea ou branca sobre a superfície da mesma.

estrias1

A condição pode afetar tanto os homens, mas também, e principalmente, as mulheres. Mesmo não causando complicação médica alguma na maior parte dos casos, as estrias são motivo para preocupação estética, por conta da sua aparência.

Quais são as causas?

Como já mencionado, elas se originam de um estiramento repentino da pele, que pode ser ocasionado das seguintes situações:

  • Gravidez;
  • Puberdade;
  • Ganho de peso em um curto período de tempo;
  • Excesso de exercícios físicos;
  • Colocação de próteses de silicone;
  • Uso excessivo de anabolizantes;
  • Aumento de estatura abrupto;
  • Uso prolongado de corticoides para tratamentos de doenças de pele, como o eczema.

Além desses, outros dois pontos podem ocasionar o aparecimento delas: o fator genético e alguns tipos de síndromes, como a de Cushing, síndrome de Marfan e síndrome de Ehlers-Danlos.

Quais os sintomas e tipos de estrias?

As estrias podem ser classificadas em dois tipos: as de cor rósea, que significa que são lesões recentes, e as de cor esbranquiçada, que significa que já são lesões antigas cicatrizadas. Dentre os locais mais comuns que elas aparecem, estão o abdômen, quadril, costas, ombros, seios, coxas e nádegas.

estrias2

Seus sintomas se limitam, principalmente, às cores que as estrias podem vir a ter. As estrias rosadas, por serem mais recentes, podem vir acompanhadas de leve coceira e inflamação. Além disso, as que são causadas pelo uso de corticoides são em maior quantidade, mais grossas e possuem uma coloração mais escura do que o normal.

Como me prevenir?

É certo que não tem como impedir a barriga de crescer quando se está grávida ou de fazer com que o adolescente não cresça quando ele está na fase da puberdade. Mas, mesmo diante disso e por mais que não haja uma maneira que previna em 100% o surgimento de estrias no corpo, algumas medidas, quando são tomadas, podem sim preveni-las ou, ao menos, retardar o seu aparecimento. São elas:

  • Manter-se hidratado, bebendo de 2 a 3 litros de água diariamente;
  • Manter um peso saudável;
  • Massagear a pele com hidratante melhora a circulação e estimula o crescimento de novas camadas de tecido epitelial.

estrias3

Clique aqui e veja alguns produtos que podem ajudar na prevenção e cuidados com as estrias, lembrando que sempre é importante consultar um dermatologista antes.

Qual o diagnóstico e o tratamento para as estrias?

Por mais que as estrias não acarretem problemas médicos na maioria das vezes, as que surgem de forma abrupta e são muito largas podem ser sintomas de doenças endocrinológicas. Portanto, para se ter o diagnóstico correto sobre as suas estrias, consulte um dermatologista. Apenas ele poderá indicar o melhor tratamento para o seu tipo ou te encaminhar para outro especialista, no caso de outras doenças.

Fonte: minutosaudavel.com.br

estrias