O contágio de gripes e resfriados pode acontecer em qualquer estação do ano, inclusive no verão. Ainda que os fatores externos diminuam a possibilidade de contágio nos períodos de clima quente, há uma série de cuidados para evitar a transmissão do vírus Influenza.
Confira alguns fatores que podem contribuir com a contração da gripe e descubra como eliminar os riscos:
Estes aparelhos extraem a umidade do ar e podem secar a camada protetora de muco no nariz, predispondo à infecção.
Bruscas mudanças de temperatura interferem em alguns mecanismos de defesa das vias aéreas, favorecendo o aparecimento dessas doenças.
Lugares fechados ou com grande circulação de pessoas facilitam a disseminação do vírus.
O corpo fica mais vulnerável, pois diminui a hidratação necessária para o equilíbrio do organismo alterando o sistema imunológico.
O ideal é adotar hábitos que fortaleçam o sistema imunológico, como ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regulares, descansar o corpo com uma noite de sono adequada, e dentro do possível, evitar estresses emocionais.
Outra medida muito importante é lavar sempre as mãos, mantendo-as higienizadas e longe de vírus e bactérias.
Se mesmo assim a transmissão do vírus acontecer, é necessário ficar em repouso, hidratar o organismo e fazer uso de medicamentos que amenizam os principais sintomas da gripe. No nosso site você encontra vários antigripais com preços especiais – CLIQUE AQUI e confira. Se após três dias o quadro não melhorar, o ideal é procurar a orientação médica.
Fonte: Pneumologista Dr. Mauro Gomes / Vila Mulher