É essencial consumir alimentos ricos em fibras, pois elas executam papéis importantes na manutenção do organismo. Cuidar da saúde com a alimentação certa pode ser mais fácil do que imagina. A ingestão diária de fibras recomendada é de 25 gramas para as mulheres e 38 gramas para os homens, no entanto, a maioria das pessoas consomem apenas cerca de metade do necessário, ou seja 15-17 gramas de fibra por dia.
A fibra dietética é o carboidrato indigestível encontrado em alimentos. Classicamente, a fibra é dividida em duas categorias com base na sua solubilidade em água:
Outra maneira mais útil para categorizar as fibras é por: “fermentável ou não fermentável” – ou seja, se as bactérias amigáveis no intestino podem usá-las ou não.
Existem variedades de fibras, assim como existem tipos diferentes de gorduras. Alguns deles têm importantes benefícios para a saúde, enquanto outros são em sua maioria inúteis. Há também muita sobreposição entre fibras solúveis e insolúveis. Algumas fibras insolúveis podem ser digeridas pelas boas bactérias no intestino, e a maioria dos alimentos contém fibras solúveis e insolúveis.
As fibras não são digeridas no estômago, mas chegam até o intestino. Lá, elas atuam com as bactérias intestinais saudáveis, que são responsáveis por vários benefícios para a saúde como promover a perda de peso, diminuir os níveis de açúcar no sangue e combater a constipação.
Opte por pães, arroz e massas integrais, que são muito mais ricos em fibras que as versões não integrais.
Verduras como alface, couve, rúcula, acelga, agrião, espinafre e brócolis também são ricas nesse nutrientes.
Outra excelente fonte de fibras são as leguminosas como o feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha.
Muito consumidas por pessoas que buscam a perda de peso, oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas e pistache são ricas em fibras.
Frutas como maçã, pera, goiaba, caqui, abacate, figo, pêssego e muitas outras – também são fonte de fibras, especialmente se forem consumidas com casca. Ameixa e damasco secos também entram na lista.
Aveia, cevada, granola, gérmen de trigo e milho também são ricos em fibras e devem fazer parte de uma alimentação saudável.
Cenoura, beterraba, pimentão e abóbora são fonte de fibras e têm diversos nutrientes fundamentais para a saúde.
FONTE: drjulianopimentel.com.br / conquistesuavida.com.br