Fio Dental - Saiba como usá-lo e deixe sua boca mais saudável.

Dicas para usar o Fio Dental corretamente

novembro azul
Novembro Azul – Na Luta contra o Câncer de Próstata.
1 de novembro de 2017
acabe com o chulé
Acabe com o Chulé
8 de novembro de 2017
Exibir tudo

Dicas para usar o Fio Dental corretamente

fio dental

Para uma saúde bucal completa, é necessário aliar o uso do fio dental à escovação como garantia da limpeza completa dos dentes e da gengiva.

Sem essa higiene diária, as placas bacterianas podem causar irritação nas gengivas ou mesmo a gengivite, além das cáries e de outros problemas relacionados à falta de uso do fio, como o tártaro e o mau hálito.

O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente – sob a gengiva e entre os dentes. E como o acúmulo de placa pode provocar cárie e gengivite, usar fio dental diariamente é altamente recomendável.

Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo a eficiência do Fio Dental

  • Corte aproximadamente 40 centímetros do fio e o enrole ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
  • Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
  • Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
  • Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
  • Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

fio dental

Antes ou após a escovação?

Talvez esse seja o ponto mais polêmico quanto ao uso correto do fio dental, mas uma coisa é certa: independente da ordem de utilização, somente ele removerá todas as sujeiras acumuladas entre os dentes, portanto, não tenha dúvidas quanto ao seu alcance de limpeza!

Para os que defendem o uso antes da escovação, a premissa é de que ao retirar os resíduos entre os dentes, o uso da escova acaba sendo completo, “varrendo” as sujeiras que serão eliminadas com o enxágue bucal.

Por outro lado, muitos acreditam que o uso após a escovação é mais indicado, pois as placas ficarão mais fáceis de retirar, garantindo a qualidade na finalização da limpeza dos dentes e da gengiva.

O que fazer se a gengiva sangrar?

Muitas das queixas para evitar o uso do fio dental são os eventuais sangramentos na gengiva, vistos como algo negativo no processo de higiene bucal. A boa notícia é que esse tipo de sangramento ocorre justamente pela utilização esporádica do fio dental, pois o acúmulo de resíduos pode causar uma ligeira inflamação na gengiva. O uso diário elimina esse desconforto.

Porém, se os sangramentos persistirem ou forem intensos, o melhor é buscar a ajuda de um dentista, que indicará o modo correto de fazer a assepsia e os materiais mais adequados ao tipo de arcada dentária do paciente, e em casos extremos, uma medicação.

Fio ou Fita Dental?

Existem diversas qualidades de fios e fitas dentais e a escolha da melhor opção dependerá exclusivamente do uso de cada indivíduo. Clique aqui e veja vários tipos com preços especiais.

Os materiais dos fios e fitas podem variar. As opções de fios em nylon são as mais indicadas para pessoas que possuem dentes bem juntinhos.

Os fios em tecidos possuem cera em sua composição e podem ser usados por quem não possui dentes tão próximos uns dos outros, deslizando com facilidade para a completa higiene bucal.

As fitas dentais destacam-se por serem mais finas, achatada e largas, otimizando o tempo e garantindo menos esforços no processo de limpeza.

Facilitadores

Para os que acham a tarefa de passar fio dental cansativa, existem alguns facilitadores que auxiliam e melhoram os resultados a partir da associação com o uso da escova de dentes e dos antissépticos bucais.

O suporte para fio e as escovas interdentais podem ser encontrados facilmente na Poupafarma. Esses itens são indispensáveis em relação ao custo-benefício e ajudam bastante na rotina de cuidados com a saúde da boca. Clique aqui e confira!

Fio dental para quem usa aparelho ortodôntico

Existem produtos que facilitam a limpeza bucal para os usuários de aparelho ortodôntico.

Há modelos específicos de suporte de fio dental, além de uma espécie de agulha plástica que auxilia o processo, proporcionando mais conforto, rapidez e segurança ao usuário.

Crianças também devem fazer o uso diário?

Os cuidados com a higiene bucal na infância devem ser garantidos diariamente para o nascimento saudável e a estruturação correta dos dentes.

Sob essa perspectiva, é importante apresentar e estimular a prática da limpeza correta dos dentes e da gengiva desde cedo para que os pequenos se habituem a ela.

Uma vez incentivada, a criança terá mais consciência da importância da higiene de um modo geral, além de treinar a coordenação motora e cultuar o hábito da escovação depois das principais refeições.

Se a criança tiver menos de 6 anos, o uso do fio ou da fita dental deve ser realizado e supervisionado por um adulto, bem como a escovação e a remoção da saburra lingual.

Fonte: Odontologia Barbosa/Centro de Cuidado Bucal

fio dental