O glúten é uma proteína encontrada nos cereais como trigo, centeio e cevada. A ingestão de alimentos com esses cereais faz mal para quem tem intolerância a ele, como os doentes celíacos, pois eles não conseguem digerir bem essa proteína e, por isso, quando consomem alimentos que contenham ele, ficam com sintomas como diarreia, dor e inchaço abdominal.
Os alimentos com glúten que engordam são principalmente aqueles que também têm gordura e sal como ingredientes, como é o caso dos bolos, das bolachas e dos biscoitos, por exemplo. Porém, alimentos como pão ou torradas, apesar de terem a proteína, só engordam se forem consumidos em grandes quantidades.
Retirar o glúten da alimentação é comum em algumas dietas de emagrecimento porque ele está presente em muitos alimentos calóricos e não saudáveis, e a sua retirada contribui para melhorar a qualidade da alimentação diária.
Deve-se introduzir na alimentação do bebê entre os 4 e os 6 meses de vida, pois crianças que têm contato com a proteína antes ou depois desse período têm maiores chances de desenvolver doença celíaca, diabetes tipo 1 e alergia ao trigo.
Produtos com glúten devem ser oferecidos ao bebê gradualmente, enquanto ele ainda está no período de amamentação, e deve-se estar atento a sintomas de intolerância como barriga inchada, diarreia e emagrecimento. Caso esses sintomas aparecem, deve-se levar o bebê ao pediatra para que testes de intolerância a proteína sejam realizados.
São todos aqueles que podem ser feitos com trigo, cevada ou centeio como bolachas, bolos, biscoitos, pães, torradas, cervejas e qualquer massa que leve farinha de trigo, como a massa de pizza e o macarrão, por exemplo.
Em geral, a alimentação tem muitos alimentos com trigo, o que faz com que o glúten seja consumido em grandes quantidades, e por isso alguns indivíduos referem melhoras na saúde, especialmente na regulação do intestino, quando reduzem o consumo desse nutriente. Além disso, bebidas como cerveja e whisky também contêm a proteína, pois são feitas a partir do malte da cevada.
São principalmente:
Esses alimentos e outros produtos feitos apenas com esses ingredientes, como bolo de fécula de batata, por exemplo, podem ser consumidos numa dieta sem glúten. Os alimentos industrializados que apresentam no rótulo a designação “gluten free”, também não contêm a proteína e podem ser consumidos por pessoas intolerantes a ela.
Fonte: tuasaude.com