Os sintomas da má digestão, como azia e arrotos frequentes, podem surgir após qualquer refeição, principalmente quando a alimentação foi rica em carnes e gorduras, pois elas passam mais tempo no estômago para serem digeridas.
Além disso, ingerir muito líquido durante a refeição também pode causar má digestão, pois aumenta o volume do estômago e deixa lento o processo de digestão.
Assim, os sinais que podem indicar indigestão geralmente são:
Além do mau estar intestinal, é importante lembrar que a má digestão pode fazer com que menos nutrientes sejam absorvidos no intestino, aumentando o risco de problemas como anemia e falta de vitaminas.
Os remédios para má digestão, como o Sal de Frutas são uma boa pedida pois auxiliam na digestão e reduzem a acidez estomacal, aliviando em poucos minutos os arrotos e a sensação de barriga inchada.
Este remédio pode ser comprado sem receita médica, mas caso sinta necessidade de tomar mais de 1 vez por semana, é recomendado uma consulta médica para poder investigar as causas, que podem incluir gastrite, úlcera ou gordura no fígado, por exemplo, que requerem outros cuidados e tratamentos indicados pelo gastroenterologista.
A dieta para combater a má digestão deve ter principalmente alimentos de fácil digestão e que não irritam o estômago, como gelatina, sucos de frutas, pão e biscoitos sem recheio, evitando também o consumo de líquidos durante a refeição.
Os alimentos que devem ser evitados são especialmente os que contém muitas fibras e que estimulam a produção de gases, como vegetais verde folhosos, feijão, ovos e os alimentos embutidos e ricos em gordura como manteiga, requeijão, leite e carnes vermelhas. Além disso, também é importante evitar alimentos industrializados e processados, pois costumam ser ricos em gordura e conservantes que irritam o intestino.
É importante marcar uma consulta médica quando a má digestão é frequente, havendo episódios diários ou quando se repetem mais de 8 vezes por mês. O médico pode receitar remédios para melhorar a digestão e solicitar exames que identificam as causas do problema, como a endoscopia.
Também é aconselhado ir ao gastroenterologista se surgirem sintomas mais graves como vômito com sangue, sangue nas fezes ou fezes muito escuras e com mau cheiro, que é uma das características de sangue oculto nas fezes.
Fonte: tuasaude.com