Maneiras de Evitar o Ronco - Poupafarma

Maneiras de Evitar o Ronco

Calos
Tipos de Calos e Calosidades
7 de junho de 2017
O que você precisa saber para doar sangue
O que Você Precisa Saber para Doar Sangue
14 de junho de 2017
Exibir tudo

Maneiras de Evitar o Ronco

Maneiras de evitar o ronco

Ruído provocado por estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono, o ronco pode ser classificado como patológico, quando ocorrem grandes vibrações e ruído intenso.

Em casos avançados, ele pode ainda ser sintoma da apneia obstrutiva do sono (SAOS), patologia caracterizada por parada respiratória com duraçãon de pelo menos dez segundos nos adultos, e dois ou três segundos nas crianças.

Mas em casos mais brandos, ele está associado a estilo de vida, inclusive a obesidade. Dessa forma, algumas dicas abaixo podem ajudar a evitar o ronco.

1 – Perder peso

Embora a parte do corpo que mais evidencie o excesso de peso seja o abdômen, a deposição de gordura também ocorre na região do pescoço. Por isso, qualquer tratamento do ronco é mais eficiente se for acompanhado de perda de peso.

2 – Moderar o consumo de álcool

O álcool possui uma função semelhante a tranquilizantes e medicamentos, pois auxilia no relaxamento da musculatura corporal. Dessa forma, o afrouxamento exacerbado dos músculos acarreta no ronco, especialmente àqueles que consomem álcool no período noturno.

3 – Tratar alergias respiratórias

Pessoas que sofrem de alergias respiratórias, como a rinite alérgica, estão frequentemente com o nariz entupido, o que pode contribuir com o ronco, já que optam pela respiração oral (pela boca).

4 – Posicionamento na cama durante o sono

Aqueles que possuem um recorrente problema de ronco devem parar de dormir de barriga para cima. Essa posição é “inimiga” do ronco, pois pela ação da gravidade e pela retração da língua para trás, há um estreitamento da passagem de ar, o que aumenta a vibração dos tecidos da faringe. É recomendável, portanto, dormir de lado ou de bruços para evitar a obstrução.

5 – Buscar consulta com um dentista

Muitas vezes, problemas na arcada dentária ou no alinhamento dos dentes pode favorecer o ronco. Nesse caso, é importante buscar um dentista para iniciar um tratamento mais adequado, podendo recorrer a uso de aparelho ortodôntico.

Maneiras de evitar o ronco