O inverno chegou, mamãe! Confira 5 dicas para cuidar e proteger seu bebê na estação - Poupafarma

O inverno chegou, mamãe! Confira 5 dicas para cuidar e proteger seu bebê na estação

Saúde da mulher na maturidade: dicas para viver mais e melhor
10 de maio de 2021
Semana Mundial do Aleitamento Materno: guia prático para você saber o que precisa
2 de agosto de 2021
Exibir tudo

O inverno chegou, mamãe! Confira 5 dicas para cuidar e proteger seu bebê na estação

A estação mais fria do ano é também a estação mais seca. É no inverno que as gripes, resfriados e outras doenças respiratórias acabam se tornando mais comuns. Além de se precaver contra esses problemas, há outros cuidados importantes para manter as crianças e as mamães mais saudáveis. Veja as dicas:

  • Problemas comuns da estação

Gripes e resfriados são mais frequentes nessa época do ano. Então, é bom não deixar faltar aquela bolsinha com antitérmico e analgésico infantil. Melhor ainda é se prevenir contra essas doenças, e os principais cuidados são bem conhecidos, como: evitar muitas visitas à criança e locais com muita gente, lavar as mãos e utilizar álcool em gel antes de pegar o bebê, manter a vacinação em dia e deixar a casa sempre limpa para eliminar ácaros que podem trazer ou agravar problemas respiratórios. Outra dica importante é limpar o nariz do bebê com spray (cloreto de sódio 0,9%), pois a limpeza facilita a respiração e aumenta a hidratação, colaborando para evitar problemas respiratórios.

  • Hora do banho

Entrar no chuveiro com a temperatura gelada é um desafio até para os adultos. Para os bebês, o ideal é escolher um horário mais quente durante o dia, como o fim da manhã ou o início da tarde. Procure também fechar as entradas de vento do banheiro para manter uma temperatura aconchegante e não esfriar muito o corpo da criança. Outro ponto fundamental é a pele do bebê. Além de evitar banhos muito quentes, também é válido ter um sabonete líquido para bebês, que evita o ressecamento da pele. Tenha atenção também com o xampu e outros produtos para garantir que sejam hipoalergênicos e não provoquem reações indesejadas.

  • Cuidado ao trocar a fralda

Se no verão os problemas de irritação da pele são causados pela transpiração, no inverno a fralda suja com muitas roupas por cima pode criar atritos na pele que complicam a situação. Apesar do frio, não tenha receio de trocar várias vezes a fralda. É importante não deixar o bebê muito tempo com a fralda cheia porque o xixi e o cocô possuem enzimas que provocam assaduras e manchas vermelhas na pele. Existem muitas opções de cremes que regulam o Ph da região a cada troca de fralda e evitam esses contratempos. Quando o Ph está neutro, a pele se regenera com mais facilidade e as assaduras vão embora mais rápido.

  • Olha a boca, mamãe!

Embora esta seja uma dica que vale para todas as estações do ano, muita gente esquece da importância de cuidar da saúde bucal dos pequenos. Mesmo sem dentes, os bebês precisam ter as gengivas limpas e cuidadas para evitar o acúmulo de bactérias. Siga a recomendação do pediatra para usar uma escova infantil de cerdas macia ou aquela escovinha de dedo. A partir do primeiro dente, já é necessário criar um processo de escovação frequente com creme dental que contenha flúor para garantir a proteção dos novos dentinhos de leite.

  • Não esqueça de cuidar de você, mamãe!

Com tanta dedicação para os bebês, às vezes as mães acabam deixando de lado os seus próprios cuidados. É nessa situação que muita gente usa a comparação da máscara de oxigênio do avião, que deve ser primeiro colocada no adulto e depois levada às crianças. A ideia é simples, você precisa estar bem para cuidar bem do seu bebê. Cuide da sua pele com hidratantes e produtos que a protegem do ressecamento na hora do banho e depois da pele do bebê. Também não deixe de se preocupar em tomar bastante água e se alimentar bem para que a amamentação seja rica e nutritiva. Aliás, sempre que for amamentar, procure que seja um momento confortável para você e para a criança. Utilize almofadas de amamentação e se os seios machucarem, aposte em protetores de silicone para a região enquanto o bebê faz a sua refeição mais importante. Além de ser a melhor e única fonte de alimento para crianças até seis meses, amamentar aumenta a imunidade e protege os bebês de muitas doenças.