Outubro é o Mês do Idoso! Saiba como viver mais e melhor. - Poupafarma

Outubro é o Mês do Idoso! Saiba como viver mais e melhor.

3 dicas de presentes para as crianças que você encontra na farmácia
7 de outubro de 2020
Saúde masculina: O que todo homem precisa saber
5 de novembro de 2020
Exibir tudo

Outubro é o Mês do Idoso! Saiba como viver mais e melhor.

Atualmente, os idosos já são quase 30 milhões de brasileiros. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), idoso é toda pessoa com mais de 60 anos e já representa 13% de toda a população. É a faixa etária que mais cresce no país, com uma participação que deve dobrar na próxima década.

No Brasil, outubro é o mês dedicado para falar deste assunto tão importante para a sociedade. A sabedoria, a experiência e o conhecimento de quem já passou por diferentes momentos da história e de vida, não só devem ser respeitadas como também preservadas com todo amor e carinho. E para que essa jornada seja ainda mais longa e com a qualidade que os idosos merecem, alguns cuidados fazem muita diferença.

Sempre ativo

O primeiro passo para que esta caminhada pela vida seja ainda mais proveitosa, é manter uma rotina de atividades. Exercícios físicos regulares como caminhada, hidroginástica, musculação e alongamento são essenciais. Eles fortalecem os músculos, protegem as articulações e aumentam a capacidade respiratória. A prática física é uma excelente maneira para prevenir ou controlar doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Além das atividades físicas, é importante que os idosos não abandonem seus hobbies, e sempre que possível, cultivar novos hábitos para estimular a capacidade mental como a leitura ou até mesmo o videogame. Isso mesmo, pesquisas apontam que idosos praticantes de jogos eletrônicos, tendem a preservar suas capacidades motoras e cognitivas por mais tempo.

Outra receita infalível para o cérebro e a alma é a música. Seja aprendendo um novo instrumento, ouvindo suas canções favoritas, cantando com amigos ou dançando. Estar em contato com a arte é sempre uma ótima terapia. 

E, claro, mesmo com os exercícios físicos e mentais em dia, é fundamental fazer check-ups médicos periodicamente e, caso a rotina peça alguma medicação, ter atenção para tomar os remédios corretamente.

Bom apetite, ótimos sonhos e muita gente querida

Outras dicas são aquelas que servem para os jovens de qualquer idade, inclusive para aqueles com mais de 60 anos, como: uma alimentação equilibrada com frutas, legumes, verduras e muita atenção com a hidratação. Ingerir bastante água ao longo do dia é um conselho que vale para toda a vida! Assim como não fumar ou beber exageradamente.

Respeitar a rotina do sono não só melhora o humor e a disposição para realizar as atividades diárias, como também é uma forma de prevenir doenças cardiovasculares e problemas com a memória, que começam a se tornar mais comuns nesta fase.

E, por último, mas não menos importante, todo idoso deve se cuidar para sempre manter boas companhias. Estudos científicos comprovam que bons relacionamentos, na família ou com amigos, não só prolongam a vida como ajudam a envelhecer com mais saúde e qualidade. 

Preço baixo para cuidar de quem você ama!