Monte um Prato Saudável - Saiba como no nosso blog.

Como montar um Prato Saudável

Lixar as Unhas
Como Lixar as Unhas Corretamente
9 de outubro de 2018
Pontas Duplas
Dicas para acabar com as Pontas Duplas do seu Cabelo
19 de outubro de 2018
Exibir tudo

Como montar um Prato Saudável

Prato Saudável

Pode parecer bobagem, mas saber montar um prato completo é muito importante para garantir os nutrientes necessários para o nosso organismo. Por isso, você provavelmente já deve ter escutado que um prato colorido é sinônimo de uma refeição nutritiva. No entanto, é fundamental escolher corretamente os alimentos que vão compor a refeição, priorizando os nutrientes essenciais para o dia a dia. Para tornar a refeição um momento ainda mais prazeroso e benéfico para a sua saúde, preparamos algumas dicas que vão te ajudar na hora de montar o seu prato saudável!

Prato Saudável

Entenda os ingredientes necessários para a sua alimentação

Carboidrato: esse é o responsável por garantir energia para o seu organismo! Os alimentos ricos em carboidratos, como: arroz, pão, cereais e massas, são importantes para nossa alimentação, porém quando consumidos em excesso, aumentam a quantidade de gordura corporal. Por isso, dê preferência pelos integrais: arroz integral, arroz com grãos, macarrão integral, pão integral ou pão com sementes.

Prato Saudável

Proteína: O nosso organismo necessita de proteínas, tanto para a função de construção como de reparação. Esse grupo também ajuda na formação de enzimas, hormônios e anticorpos, sendo responsável pela formação de músculos, ossos, cabelos, unhas, hormônios e enzimas. Encontramos proteínas em carnes (prefira assados ou grelhados), ovos, leite e queijos. Vale ressaltar que encontramos proteínas em vegetais, importantes principalmente para os vegetarianos, pois fornecem quantidades adequadas de aminoácidos para manter a formação de células e hormônios no corpo. A dupla arroz com feijão é um exemplo e imbatível, pois o que falta em um, o outro completa! Todos os tipos de feijões, soja, lentilha, grão-de-bico, fazem parte desta categoria e são bem vindos.

Prato Saudável

Hortaliças e legumes: Todas as verduras e hortaliças são imprescindíveis em dietas para emagrecer ou manter o peso ideal e principalmente são ótimas para nossa saúde. Com alto teor de fibras, elas ajudam na saciedade, além de possuir vitaminas e minerais que garantem a saúde e integridade do organismo. Algumas principais verduras e hortaliças: Alface, rúcula, agrião, couve-flor, brócolis, cenoura, beterraba, entre outros.

Prato Saudável

Como equilibrar o seu prato saudável?

O problema é com a quantidade: limitar as porções de comida no prato não só ajuda a eliminar peso, como também é uma atitude benéfica para a sua saúde. Ao comer muitos alimentos, o nível de glicose, além de subir rapidamente a cada ingestão, permanece sempre alto no sangue e pode causar uma série de problemas de metabolismo, ou seja, é muito importante EQUILIBRAR. Além disso, manter a alimentação saudável evita que você sinta mal-estar após a refeição, sintomas típicos de quem exagera na quantidade de comida.

Siga esses passos para montar um prato bonito e saudável:

  •       O primeiro passo é dividir seu prato em quatro partes.
  •       Separe duas partes para a salada (hortaliças e legumes).
  •       Outra parte para o carboidrato
  •       Na parte que restou, divida entre proteína animal e/ou vegetal.

Prato Saudável

Agora que você sabe dividir o espaço do seu prato, você tem uma variedade de alimentos para escolher que possuem carboidrato, proteína animal ou vegetal, e depois disso, pode compor com hortaliças e legumes que preferir. Abaixo damos algumas dicas de ótimos alimentos para compor o seu prato.

Folhas verdes (Hortaliças): alface, espinafre, agrião, almeirão, rúcula e muitos outros.

Legumes ou verduras refogadas: couve-flor, brócolis, repolho, abobrinha, cenoura, beterraba e etc.

Carboidrato: arroz integral, mandioquinha inhame, quinoa cozida, cará.

Proteína Vegetal: feijão, lentilha e grão-de-bico.

Proteína Animal: carnes magras, cogumelos, ovos, peixes ou frango.

E não se esqueça, quanto mais colorido melhor!

Você sabia que as cores podem influenciar na sua alimentação? Montar uma refeição colorida é uma recomendação dos nutricionistas. Por isso, veja as cores dos alimentos mais saudáveis e crie os melhores pratos!

Prato Saudável

Alimentos verdes – Nossos queridinhos que dão uma força imensa na nossa alimentação. Couve, espinafre, rúcula, alface e outros itens verdes formam uma salada completa e reúnem luteína e zeaxantina que  ajudam a derrubar o risco de problemas nos olhos e entupimento nos vasos.

Alimentos roxos – O roxo da berinjela, da amora e do açaí é sinal da presença de antocianina, um fitoquímico que auxilia no controle do colesterol, na prevenção da obesidade e na luta contra tumores.

Alimentos vermelhos – Deixando tudo mais colorido e gostoso com tomate, pimentão, melancia, goiaba e muitos outros itens vermelhos, esses possuem licopeno que baixa o colesterol e afasta o câncer de próstata e mama.

Alimentos laranja / amarelo – Itens com a cor amarela ou laranja como a cenoura, damasco, tangerina, laranja, abóbora e mamão possuem carotenoide, uma substância que é convertida em vitamina A no corpo e preserva a visão.

Alimentos brancos – A couve-flor, banana, gengibre, maçã, pera e muitos outros, são alimentos esbranquiçados com fontes de flavonoides, que nos protegem dos radicais livres.

Gostou? Agora não tem desculpa para dizer que não sabe montar um prato colorido e saudável. Lembre-se comer melhor faz muito bem para a sua saúde, por isso para que o resultado seja mais assertivo, faça uma  consulta com seu nutricionista e escolha os alimentos adequados para as suas refeições. Caso ainda precise de um complemento para a sua alimentação, Clique Aqui e veja algumas sugestões de produtos com preços especiais!

Fonte:  nutrisoft.com.br / saude.abril.com.br

Prato Saudável