Queilite Actínica. Acesse nosso blog e saiba mais sobre ela.

O que é a Queilite Actínica?

Saiba como escolher seu Creme Dental
Saiba como escolher seu Creme Dental
25 de outubro de 2017
Mordedor Infantil
Mordedor Infantil
31 de outubro de 2017
Exibir tudo

O que é a Queilite Actínica?

O que é a Queilite Actínica?

Danos à pele, sobretudo no lábio inferior bucal. Essas são as consequências da Queilite Actínica, uma doença causada pela exposição excessiva aos raios solares, em que se pode até mesmo desenvolver um câncer de pele labial.

Isso acontece porque os efeitos dos raios solares UVB possuem caráter cumulativo e manifestam-se como lesões na forma de manchas brancas e/ou vermelhas (leucoplasias e eritroplasias), atrofia labial, perda do limite do vermelhão do lábio (contorno labial), ressecamento, bem como por meio de pequenas feridas, na forma de erosões e úlceras.

O paciente com queilite actínica apresenta mais do que o dobro de chance de desenvolver câncer de lábio, especialmente pessoas de origem caucasiana, já que possuem menos melanina, que é a pigmentação da pele. Essa pigmentação é responsável pela proteção durante uma exposição solar.

Como Detectar a Queilite Actínica

• Manifestações de ‘rachaduras’: o lábio pode apresentar uma leve descamação, que podem evoluir para para feridas que não cicatrizam. Nos casos mais sérios, o lábio chega a inchar, podem aparecer manchas brancas e vermelhas, áreas rugosas, bolhas e a pessoa ainda pode sentir uma forte queimação na região.

• Buscar um diagnóstico, com análise de caso feito por um dermatologista ou por um dentista especialista em Estomatologia.

Como Evitar a Queilite Actínica

• Usar filtro solar diariamente;
• Não fumar e não beber em excesso;
• Usar protetor labial com fator de proteção solar de, no mínimo, 15 FPS. Clique aqui e confira alguns protetores labiais com preços especiais;
• Ter o hábito de colocar boné, chapéu ou sombrinha para ajudar na proteção aos raios solares.

 

O que é a Queilite Actínica?