Saúde masculina: O que todo homem precisa saber - Poupafarma

Saúde masculina: O que todo homem precisa saber

Outubro é o Mês do Idoso! Saiba como viver mais e melhor.
13 de outubro de 2020
Exibir tudo

Saúde masculina: O que todo homem precisa saber

Cuidar da saúde é a melhor forma para viver mais e melhor e a palavra-chave para isso é a prevenção. O Novembro Azul é dedicado a informar e conscientizar para que os homens saibam como se prevenir de uma doença que não apresenta sintomas e, por isso, necessita ser diagnosticada o quanto antes. Confira essa série com 3 dicas essenciais.

Dica 1: Fique atento | Novembro azul contra o câncer de próstata

A ideia do Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, com a intenção de incentivar a prevenção do câncer de próstata. No Brasil, este é o segundo tipo de câncer com o maior número de óbitos no país. O principal objetivo do Novembro Azul, é lembrar da importância do exame de toque e de sangue (PSA) para o diagnóstico de câncer de próstata, mas é bom deixar claro que eles podem e devem ser feitos em qualquer época do ano. Como não há nenhum tipo de alimentação ou remédio capaz de prevenir o câncer de próstata e ele não apresenta qualquer sintoma, os exames são as únicas formas eficazes de identificar o problema mais cedo e consequentemente, mais chances de um tratamento de sucesso.

Dica 2: Conscientização | Entenda quem deve fazer os exames de prevenção

O principal objetivo da Campanha Novembro Azul, é lembrar a importância do exame de toque e de sangue (PSA) para o diagnóstico de câncer de próstata. Eles são indicados para homens a partir dos 50 anos ou aos 40, quando há casos da doença na família, obesos e afrodescendentes. Segundo estudo do Hospital das Clínicas de 1998, além de pesquisas nos EUA e na Inglaterra, afrodescendentes possuem de duas a três vezes mais chances de serem afetados pelo câncer de próstata. Uma das principais metas da campanha é eliminar o preconceito que existe em torno dos exames, especialmente o de toque. Em 95% dos casos, os sinais aparecem quando o câncer já está grave, apresentando: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen são alguns deles. Por isso, vá ao urologista e tenha sempre anotações com as datas para saber quando será necessário repeti-los. Esta é uma ótima forma de viver mais e melhor!

Dica 3: Ação | O que mais você pode fazer para se prevenir

Algumas ações ajudam a prevenir o câncer de próstata e outras doenças masculinas. Além de incentivar o check-up anual para que os homens façam periodicamente os exames de sangue (PSA) e de toque, o Novembro Azul é uma oportunidade de lembrar sobre outros cuidados que são aliados da saúde do homem. Evitar o tabagismo é um deles, já que o cigarro contém diversas substâncias químicas absorvidas e eliminadas pela urina, e por isso, também é causa de câncer na bexiga. Os homens entre 15 e 35 anos também devem realizar mensalmente um autoexame nos testículos para verificar o surgimento de nódulos ou varizes e caso encontrem alguma alteração, devem procurar o urologista imediatamente. Além disso, o uso de preservativos nas relações sexuais é uma maneira eficaz de se proteger contra as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e que podem ter consequências graves.