A sinusite é uma inflamação dos seios nasais que gera sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, especialmente na testa e nas maçãs do rosto, pois é nestes locais que se localizam os seios nasais.
Geralmente é provocada pelo vírus Influenza e, por isso, é muito comum durante crises de gripe, mas também pode surgir devido ao desenvolvimento de bactérias nas secreções nasais, que ficam presas no interior dos seios nasais, como acontece após alergias.
A sinusite tem cura e o seu tratamento deve ser orientado por um clínico geral ou otorrinolaringologista, incluindo normalmente o uso de sprays nasais, analgésicos, corticoides orais ou antibióticos, por exemplo.
A sinusite está te incomodando? Então clique aqui e confira algumas opções que podem te ajudar. E não esqueça de consultar um médico antes.
Os principais sintomas são o surgimento de secreção nasal espessa e amarelada, acompanhada de sensação de peso ou pressão no rosto. No entanto, outros sintomas que também podem aparecer incluem:
Além disso, também pode surgir febre acima de 38 graus e tonturas, especialmente nos casos de sinusite bacteriana, sendo que nestes casos também é comum que as secreções nasais passem de amarelo para uma coloração esverdeada.
Os sintomas de sinusite podem ser difíceis de distinguir dos sintomas de alergia e, por isso, quando a alergia dura mais de 7 dias deve ser avaliada por um clínico geral ou otorrinolaringologista, para iniciar o tratamento adequado.
Ela pode ser dividida em vários tipos, dependendo dos seios nasais afetados, da duração dos sintomas e do tipo de causa. Assim, quando a sinusite afeta apenas os seios nasais apenas de um lado do rosto, é conhecida como unilateral, enquanto que quando afeta seios dos dois lados é conhecida como bilateral.
Já quando se fala da duração dos sintomas, a sinusite é conhecida como sinusite aguda quando dura menos de 4 semanas, sendo principalmente provocada por vírus, e sinusite crônica quando dura mais de 4 semanas, sendo produzida por bactérias.
Da mesma forma, quando se avalia a sinusite pelas suas causas, ela pode ser conhecida como sinusite viral, se for provocada por vírus, por sinusite bacteriana, se for causada por bactérias, ou por sinusite alérgica, se for causada por uma alergia.
O diagnóstico deve ser feito por um otorrinolaringologista e, normalmente, é feito apenas com a observação dos sintomas e palpação dos seios nasais para avaliar se existe sensibilidade nessa região.
Porém, o médico também pode pedir outros exames como:
Embora fosse muito utilizado, o exame de raio X já não é pedido muitas vezes pelo médico, pois a tomografia computadorizada apresenta maior precisão para confirmar o diagnóstico.
O tratamento geralmente é feito com o uso de remédios como:
É bom lembrar que é muito importante consultar um médico antes de se automedicar.
Fonte: tuasaude.com